Friday, June 27, 2008

Seu aniversário, MEUS presentes


Cena futura...
Estamos sentadas almoçando quando uma de minhas filhas menciona que ela e seu marido estão pensando em 'começar uma família'.

'Você acha que eu deveria ter um bebê?'
Respondo...'querida, um filho vai mudar a sua vida", digo num tom neutro.
Ela continua...'eu sei, nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas...'
E penso: mas não foi nada disso que eu quis dizer.

Então, olho para minhas filhas, tentando decidir o que dizer a elas.
(...)
Eu gostaria que saubessem o que nunca vão aprender em um curso de casais grávidos,por exemplo, que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma ferida emocional tão exposta que elas estarão para sempre vulnerável.

Penso em alertá-las que nunca mais vão ler um jornal sem se perguntar "E se tivesse sido o MEU filho?" e que cada acidente de avião, cada incêndio irão assombra-lhas.

Olho para suas unhas com manicure impecável e penso que não importa o quão sofisticadas elas sejam, tornar-se mãe irá reduzí-las ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote.

Sinto que deveria avisá-las que não importa quantos anos elas invistam em suas carreiras pois serão arrancadas dos trilhos profissionais pela maternidade e frequentemente entrarão em importantes reuniões de negócios, lembrarão de seu filhote e terão que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que ele está bem. E que não importa o quão assertiva elas sejam no trabalho irão para sempre se questionar constantemente como mãe.

Gostariam ainda que elas soubessem que o relacionamento com seus maridos irá mudar, mas não da forma como elas podem pensar. Queria ser capaz de conseguir traduzir a elas o quanto mais se pode amar um homem que cuidado de seu filho. Que acorda de madrugada para colocá-lo para fazer xixi,que levanta assustado com um espirro mais forte vindo do quarto ao lado ou ainda role na cama ou console seu filho seja lá por que for.
Eu acho que elas deveriam saber que irão se apaixonar pelo mesmo marido novamente e por razões que hoje achariam nada românticas.

Então, depois de tanto pensar, digo finalmente a elas..."Você e você jamais se arrependerão de ter um filho." Estico minha mão sobre a mesa, aperto as mãos de minhas filhas e faço uma prece silenciosa por elas, por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que tiveram a sublime oportunidade de ser Mãe.'

Dia de hoje
Nesse dia 27/06, quando minha Alice completa 4 anos e minha filha Gabriela foi espiada pelo ultrassom, crescendo com saúde eu, que nem religiosa sou e que as vezes até mesmo dúvido da existência de 'alguém' que olha por nós, me curvo e peço por minhas filhas, a quem seja lá for, que as proteja sempre. Amém!!



Alice Parabéns pelos 4 anos,minha querida!!
Gabriela estamos te esperando.

Beijos,Mamãe.

Autor desconhecido.
Edição e adaptação livres: Mãe da Alice e da Gabriela

Thursday, June 12, 2008

Que o amor aconteça...

Porque hoje é dia

Amar é...


... sentir falta da pasta de dente apertada ao meio;
sofrer com lado direito da cama gelaaaaado e pé que teima em não esquentar;
ficar com saudade do sapato no meio da casa, da toalha molhada sobre a minha e de todos os vidros de shampoo abertos.

É ficar com coração apertado de ver o escritório arrumadinho como no dia anterior, o queijo branco sobrando na geladeira e nenhuma latinha de cerveja espalhada na pia.

Amar é sentir saudade do ligação apenas para dizer 'olá garoto(a), da porta da sala que sempre escapa da mão e faz barulho, do bate-papo sem fim sobre tudo e sobre nada... Saudade do nosso dia-a-dia tal qual ele é: com todas as chatices, rabigisses, doação, emoção, comunhão, paixão...

Pra você, meu muito obrigada pela vida em comum e todo o meu amor.

Monday, June 02, 2008

Quando o gato sai de casa...


...as ratas fazem a festa! Mesmo de coração partido, cheias de saudade, nos comportamos. Empurramos honestamente nossa semana e fizemos um final de semana muito divertido: pipoca, chocolate, cinema, compras de meninas, supermercado, brinquedos, banho juntas e sono idem!
Obrigada pela amizade de sempre, filha querida. Eu e sua irmã, ainda no barrigão, não podíamos ter sido mais bem cuidadas e acompanhadas.
Com amor,
Mamãe