Wednesday, February 29, 2012

Oportunidade não se perde...


e lá estava ela.
Fim de mais um dia produtivo.
Banho, jantar, leite, pijama, dentes escovados, checagem das mochilas para o dia seguinte, set up do café da manhã, babá de férias.... (!!!!!)
Entre uma ida na sala para separar os miúdos e uma passada pela cozinha para checar a fruta o outro dia lá estava ela:
"Alice, filha, o que você está fazendo sozinha aqui na cozinha?
"Te esperando pra contar uma coisa pra você, mamãe."
"Sim, pode dizer", respondi apreensiva. (sim, porque quando um filho diz que tem alguma coisa pra lhe contar...)

"Mãe.... estou devendo SEIS REAIS na biblioteca porque esqueci de devolver os livros!!! Você vai me dar o dinheiro para eu pagar???"

A frase começou embargada e ao terminar ela soluçava desesperadamente.
(santo deus.... eu sou mãe e essa é uma daqueles momentos banais e mágicos e TENHO que responder a isso de forma simples e mágica. É isso?!)

Esperei que ela chorasse...

"Filha, eu poderia sim te dar o dinheiro para você pagar a biblioteca mas, pense comigo:
1) não é a primeira vez que você esquece de devolver;
2) é importante que você entenda o que você precisa fazer para não esquecer mais
3) é importante, ainda, que você diga á bibliotecária, á sua professora, etc que precisamos ter um processo efetivo para que você se lembre com mais facilidade!
4) hoje, filha, eu poderia sim pagar os 6 reais da biblioteca mas acho que temos aqui uma ótima oportunidade de você aprender com seus erros. Infelizmente, muitas vezes na vida eu não vou poder "pagar" por seus esquecimentos e nada mais eficiente na vida do que aprender errando. Acredite.

Ela apenas chorou e balançou positiva e delicadamente a cabeça como é típico da Alice.
Eu retribui e pedi a deus que estivesse sendo uma boa mãe.
Porque educar é também viver.

Alice, você é uma menina muito especial.
Com muito amor e orgulho da devoradora de livros!!!
Mamãe.

Up datting (01/02): a história chegou até a professora, a coordenadora pegagógica, coordenadora do curso integral (todas muito atenciosas, por sinal! obrigada meninas!) que mobilizadas com situação não só "perdoaram" a dívida como criaram com todas as crianças da sala um mural/calendário/coletivo para que uns possam ajudar os outros a lembrar da devolução! Problema acolhido é problema RESOLVIDO!!!!

6 Comments:

Blogger Cláudia said...

e como a dívida será sanada? (morro de dó... rs)
beijo

1:32 PM  
Blogger Luciana said...

Dinda, ela conversou com a professora que gostaria de pagar de uma forma que não esquecesse mais: organizando livros, por exemplo. A coordenação ficou muito mobilizada com a atitude e não só "perdoôu" a dívida como criaram com todas as crianças da sala um mural coletivo para que uns ajudem os outros a lembrar da devolução! Parece que vai ter contagem regressiva diariamente!!! :cO

7:15 PM  
Blogger Lala said...

(morro de dó 2) - e sendo Alice quem é, Morro de dó 3...

12:51 AM  
Anonymous Marcia said...

Morro de dó 4...

5:27 AM  
Blogger Cláudia said...

Concordo que ela tenha de se lembrar, mas a ideia de haver um mural para ajudar aconteceu depois do ocorrido, então ela teve de arcar com uma responsabilidade que ela mesma não tinha condições de gerenciar, sozinha.
Fiquei pensando nela indo pra escola sem os R$ 6,00 e tendo de se virar pra pagar de alguma forma, por isso fiquei com dó.
beijo

8:35 AM  
Blogger Luciana said...

morri de dó 712 mas me senti mais tranquilo fazendo um pouco mais que morrer de dó! espero que um dia ela me diga qual foi o resultado, de fato!
Mãe vivendo e aprendendo!
;c)

10:21 PM  

Post a Comment

<< Home